Buscar
  • Dra. Klevia Feitosa

Semaglutida: a nova medicação contra a obesidade


Você já ouviu falar sobre a Semaglutida?️ A semaglutida, cujo nome comercial é Ozempic, é um medicamento da classe dos agonistas do GLP-1, ou seja, da mesma “família” da liraglutida (Victoza/Saxenda). ️Essa medicação age reduzindo a fome e aumentando a saciedade, retardando o esvaziamento do estômago, além de estimulando a produção de insulina pelo pâncreas quando a glicemia sobe.

No momento, é aprovada em bula apenas para o controle do diabetes mellitus, porém já apresenta estudos com resultados promissores para a perda de peso, já sendo uma realidade para o tratamento da Obesidade. Um estudo recente publicado no periódico New England Journal of Medicine com a semaglutida 2,4 mg/semana demonstrou uma perda média de peso de 15%, sendo um resultado histórico e muito superior ao visto com qualquer outra medicação.

A semaglutida apresenta a vantagem de ser uma aplicação subcutânea semanal, além de extremamente segura do ponto de vista cardiovascular. A maior limitação para uso mais amplo deste medicamento é o seu alto custo. ️Os efeitos colaterais mais frequentes são gastrointestinais, como náuseas, vômitos e mudança de hábito intestinal.  


É essencial lembrar que a obesidade é uma doença crônica que merece tratamento sério, com prescrição e acompanhamento médico e nutricional, e que nenhuma medicação substitui modificação de estilo de vida, sendo uma ferramenta para auxiliar na adesão ao plano alimentar e à atividade física regular.


Dra. Klevia Feitosa

Endocrinologista

CRM 15012 / RQE 11079

Clínica do Coração Dr. Elder Gil

Salgueiro - PE




46 visualizações0 comentário